Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ai de Mim

08
Abr18

Cidades de Portugal: Gondomar

Há em nós uma necessidade urgente em valorizar o que não é nosso.

"Espanha é que é... tem muito calor; Paris é uma cidade magnífica, a cidade do Amor e a cidade da Luz; Roma e o seu Coliseu são encantadores; Alemanha é um país digno de descoberta."

E Portugal? Portugal é o primeiro país da Europa - e não, não importa de que lado se entra na Europa porque que eu saiba todos lemos e escrevemos e analisamos as coisas da esquerda para a direita -, é um pequeno jardim à beira-mar plantado, tem ilhas, tem parques naturais, tem serras com neve, tem praias ventosas para fazer esfoliação à pele e praias de água quente para estar de molho mais tempo. Portugal tem história, tem castelos, conventos, museus e edifícios que qualquer turista adora. Tem pontes desenhadas por um aprendiz do Eiffel, tem uma ponte com mais de 12km (e que, além de longa, é esteticamente interessante), tem um Cristo a olhar por nós. Portugal tem várias culturas de norte a sul, mas há uma característica que nos une: somos acolhedores.

E então, por que raio andamos nós a dar mais valor ao que não é nosso?

A minha cidade é mais conhecida que o tremoço graças ao cómico engano do Valentim. Podemos não ter um ordenamento de território agradável (nada agradável mesmo), a água e a luz são caras e arrendar uma casa não é grande coisa para as contas bancárias, mas sei lá... é a terra de quem cá vive e há que saber dar-lhe valor e não apenas criticar.

E é por isso que partilho uma série de fotografias que registei no Monte Crasto, hoje mesmo. Não somos só uma cidade dormitório, e é um descanso saber que temos (quase) tudo o que precisamos e que estamos a poucos km de outras bonitas cidades.

 

(quem não gostar vai ter que acertar contas comigo) 

 

 

Quem é esta?

foto do autor

acompanhem também aqui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivo vivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D