Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ai de Mim

18
Abr18

Estou mais rica

Há cerca de um mês atrás escrevi aqui um texto ao qual dei o título Aprender Sem Sair de Casa

Falei-vos que em 2016 já tinha feito um curso no Coursera e que me tinha inscrito num programa de 5 cursos.

 

Hoje recebi um e-mail em que me davam uns sinceros parabéns.

Dizia o seguinte:

Ana Sousa, parabéns!

Concluir um curso on-line não é uma empreitada simples. Requer tempo, dedicação e compromisso. Por isso, quando dizemos "Parabéns", estamos a ser sinceros! (...) Você conseguiu.

 

Mas quero contar-vos a experiência. Desde miúda que tenho uma enorme admiração e gosto pelo mundo das artes.

Vi este programa e achei que poderia ser um bom recomeço... já não fazia nada de especial neste ramo desde o 9.º ano, nas aulas de Educação Visual (ai que nostalgia).

Esta especialização era (e é) composta por 5 cursos:

  • Fundamentals of Graphic Design
  • Introduction to Typography
  • Introduction to Imagemaking
  • Ideas from the History of Graphic Design
  • Brand New Brand

(mesmo assim, por esta ordem)

 

Os primeiros 7 dias foram gratuitos, e quando terminaram foram-me cobrados cerca de 40€, válidos por um mês.

Fiz todos os exercícios propostos e andei a correr contra o tempo: alguns dias, após o trabalho ainda vinha ao computador, feita zombie, ver mais uns vídeos do curso. E ao fim de semana era aproveitar ao máximo. Fiz desenhos à mão, no computador, digitalizei e inventei como nunca. O que custa é o arranque, depois as ideias parecem surgir naturalmente. 

 

Um dos exercícios que mais gostei foi um em que tinha que criar imagens para trabalhar certas características como a escala e o espaço.

Figure-Ground.jpg

Scale.jpg

Space.jpg

 

E nem sei explicar o orgulho que tive ao desenvolver estas imagens, ao ver que a minha criatividade e o meu sentido artístico e gosto pela composição de imagens ainda se encontravam vivos.

(quero só referir que não fui eu quem fez os desenhos. São "pincéis" disponibilizados on-line e que depois podem ser usados no Photoshop. Eu fiz a escolha das cores, ajustei o tamanho das figuras, tracei as linhas na 3.ª imagem e babei-me pelo resultado)

 

Quem avalia - neste curso em concreto - são os colegas. As notas dos trabalhos são totalmente dadas por pessoas que estavam no mesmo barco que eu.

Sempre que pedi para avaliarem os meus trabalhos os colegas responderam e deram as suas opiniões. E sempre que me pediam para avaliar o trabalho deles, também o fazia e tentava ser o mais objetiva, clara e dar sempre uma opinião construtiva. É uma excelente aprendizagem: ler o que nos escrevem e observar atentamente para poder escrever para alguém.

Quando tive dúvidas a nível técnico - questões sobre mudanças de turmas para poder concluir todos os cursos atempadamente ou questões sobre pagamentos - liguei o chat e a equipa do Coursera é tão prestável que, sinceramente, nem tenho palavras.

 

Espero ter oportunidade de continuar a fazer cursos aqui e experimentar outros sites.

Isto abre-nos a mente, faz-nos pensar fora da caixa, fora daquilo a que estamos habituados. E é tão bom.

 

Para concluir, quero apenas referir que esta minha publicação não é para fazer qualquer tipo de publicidade ao Coursera. Não estou a ser remunerada, mas devo confessar que me sinto mais rica a nível de conhecimento.

 

Partilho então convosco o meu troféu :)

Coursera.jpg

 

Quem é esta?

foto do autor

acompanhem também aqui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivo vivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D