Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ai de Mim

16
Fev18

Excelentíssimos Senhores

Apesar de ter iniciado esta fase do dar-me-a-conhecer-através-de-um-blog há pouco tempo, quem continuar a acompanhar o que escrevo vai rapidamente perceber que sou uma fã do nosso país.

Adorava poder viajar mais, conhecer novos países, novos hábitos e novas culturas, mas o meu coração é português e a minha alma é portuguesa. É em português que gosto de me expressar. Portugal é um país cheio de maravilhas e sobre elas irei escrever muitas vezes no futuro.

Ainda assim, como em tudo, há em Portugal - e, com certeza, noutros países exista semelhante - algo que me inquita: temos uma quantidade considerável de Excelentíssimos Senhores Engenheiros, Excelentíssimos Senhores Doutores e outros seres divinos.

Nem sei se é tristeza, perplexidade ou revolta o que sinto quando alguém se sente muito incomodado por ser tratado pelo nome próprio. Mas alguém é capaz de me explicar a diferença entre "Filipe, pode por favor ajudar?" e "Engenheiro Filipe, pode por favor ajudar?". Há mais respeito por se estar a falar com um Engenheiro, Médico, Advogado ou Arquiteto? Se há, então são os nossos princípios e valores que necessitem de ser ajustados. Mudanças que ocorram no seguimento disto, só se for no ego da pessoa iluminada.

Mas esperem... fico curiosa e não consigo acabar o texto por aqui!

O que levará alguém a sentir-se tão indignado quando é tratado pelo nome próprio? O nosso nome é das coisas mais pessoais que temos: é escolhido com carinho por quem nos deu a vida e é o que nos identifica, o que faz com que as outras pessoas associem determinada memória a nós.

 

Por isso, Ai de Mim se algum dia perco orgulho no meu nome.

 

Deixo só mais umas linhas para dizer que já tive oportunidade de me cruzar com alguns Senhores Engenheiros e Senhores Doutores, mas que são muitos mais aqueles com quem o bom companheirismo fala mais alto e, além de nos tratarmos pelo nome próprio, também é tudo tu-cá-tu-lá. Obrigada.

Quem é esta?

foto do autor

acompanhem também aqui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

GoodReads

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Ana has read 18 books toward her goal of 20 books.
hide

arquivo vivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D