Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ai de Mim

As pessoas estranham-me. Mas não há de ser nada. Ai de Mim se um dia deixo de ser quem sou.

18
Mar18

Saber Viver

Há uns tempos atrás falei aqui no blog sobre um livro que andava a ler e hoje lembrei-me de falar sobre um tema que Stephen R. Covey abordou e que desde então tenho feito um esforço para aplicar ao meu dia a dia.

Já tinha noção deste meu "defeito", mas ler sobre isso e saber que há um livro mundialmente conhecido que torna este assunto público, foi remédio santo para pensar nele de forma mais séria.

E que defeito é esse?

Passo a explicar:

 

Quantas vezes estamos a conversar com alguém que está num momento menos glorioso da vida e nós, achando que estamos a ajudar, começamos a dar conselhos baseados na nossa experiência pessoal? Dizemos mesmo: "Isso aconteceu-me quando (...) e eu fiz isto assim-assim."

A questão é que na verdade não estamos a ajudar em nada. Muitas vezes as pessoas não querem ouvir outros relatos de vida, querem apenas que alguém as ouça de verdade, sem criticar e sem dar exemplos... apenas permanecer em silêncio, mostrando atenção sincera ao que está a ser dito.

Apercebi-me que fazia precisamente o que não deveria ser feito porque quando alguém está menos bem e procura a nossa companhia é porque procura a nossa total atenção e pensa que nós lha podemos dar. Confia em nós. E se começamos a dar exemplos pessoais as atenções deixam de estar centradas em quem realmente precisa delas.

 

Se quisermos, seremos alunos da vida a vida toda e acreditem que é um bom investimento. É que viver não custa, o que custa é saber viver.

3 opiniões

opinar sobre isto

Quem é esta?

foto do autor

blogs portugal


Grama no Insta

@aidemim_

Este ano já li:

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Ana has read 13 books toward her goal of 20 books.
hide

arquivo vivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D