Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ai de Mim

12
Jul18

Ter e Ser

Ter e Ser

2 palavras. 3 letras. O que as distingue são apenas 2 consoantes que, repara bem na coincidência, são vizinhas no abecedário. Propositadamente não as escrevi por ordem alfabética. É que uma coisa é “Ser” e, por acaso, “Ter”; outra bem diferente é “Ter” e ainda conseguir “Ser”.

O mundo está doente e apesar de todos dizermos que temos consciência disso, poucos são os que fazem algo que possa causar um impacto positivo.

Queremos ter e esquecemo-nos de ser. A vida humana tem tanto para dar certo e andamos nós preocupados em ter um carro melhor, um telemóvel de última geração, um corpo bronzeado, likes no Facebook, no Instagram e no Twitter. Andamos mais preocupados em ter razão, em sermos os donos da verdade, a acharmos que somos melhor que os outros, que somos mais bonitos e que somos fisicamente mais desejáveis.

De tudo o que já ouvi em 28 anos, uma das coisas que mais me incomodou foi quando uma pessoa conhecida me disse que eu (e as outras 3 pessoas presentes) deveríamos ser magras como ela. Não vou entrar em detalhe, nem vou referir se a pessoa era do sexo feminino ou masculino porque há coisas que simplesmente não devem ser ditas. E se são – todos temos momentos infelizes – penso que pelo menos deveríamos ter consciência do impacto que isso pode ter nas pessoas a quem nos dirigimos. Saber pedir desculpa.

Aí já estamos a tentar gerir um conflito: ter a mania que somos perfeitos e ser humilde para perceber que a perfeição não existe. Ser humano e respeitar.

Como é que podemos ficar revoltados com a falta de respeito se tantas vezes não respeitamos os outros? E pior do que isso, é exigir respeito quando nós não nos sabemos respeitar.

Damos valor ao que não importa: os estatutos, as opiniões alheias, os bens materiais.

Não seria uma (oitava) maravilha (do mundo) “limitarmo-nos” a ser?

 

Texto da autoria de: Ana Sousa (blog Ai de Mim)

em parceria com: Ana Margarida Rodrigues (blog A Alfacinha)

4 opiniões

opinar sobre isto

Quem é esta?

foto do autor

acompanhem também aqui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivo vivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D